Conselho da Educação Superior reúne-se na CAPES

Publicado por: Redação
Fonte: CGCOM/CAPES
Imagem: CGCOM/CAPES

Denise Pires de Carvalho, presidente da Fundação, participou para dialogar sobre a construção do PNPG

A primeira reunião extraordinária de 2024 do Conselho Técnico- Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES, na segunda-feira, 17, reuniu conselheiros e coordenadores das 50 áreas de avaliação da Fundação. O encontro aconteceu até dia 19 de junho sob a coordenação de Antonio Gomes, diretor de Avaliação da CAPES. Entre os assuntos, estão deliberações sobre os recursos Qualis e relatórios dos grupos de trabalho.

Em sua participação, Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, tratou da construção do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). Ela explicou que foi realizada uma consulta pública, de onde saíram sugestões posteriormente consolidadas pela equipe técnica da Fundação. A presidente esclareceu que, a partir de agora, “novos atores serão incluídos no debate, para formar uma comissão de consolidação do Plano, a ser apresentado no CTC-ES, em agosto, e no Conselho Superior, até novembro”.

Ainda na ocasião, Yuri Ghobad, coordenador-geral de Governança e Planejamento da Fundação, apresentou um detalhamento do processo de construção do PNPG, destacando a realização de oficinas estaduais pela CAPES, para recolher subsídios “que abasteceram a proposta preliminar do Plano”. As oficinas foram realizadas com representantes de diversos setores da sociedade, nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Com relação à consulta pública, Ghobad frisou que foram recebidas 1.843 contribuições válidas, de pessoas físicas e entidades da sociedade civil.

Compartilhar conteúdo
WhatsApp
Facebook
Telegram